John Dowie


John Dowie nasce a 3 de Agosto de 1950 e é com 19 anos que inicia o seu percurso pelos palcos.
A paixão pela escrita aliada a uma invulgar consciência critica leva-o a compor contos e poemas de elevado pendor humorístico. Em cima de um palco, de frente para o publico ousa ousar. Chocar. Surpreender.
Desde 1969 que percorre bares, festas universitárias, festas locais, festivais, teatros, vai onde quer que exista publico com vontade de sair indignado.
Em 1977, lança o álbum “Another close shave” através da Virgin Records que atinge o Top 10 holandês. O single de sucesso intitula-se “British tourist – I hate the dutch” e demonstra um total desrespeito pelos turistas em geral, mas muito em especial pelos holandeses.




















A sua irreverência leva-o a acompanhar de perto o movimento punk e o despertar da nova vaga musical vinda de Manchester. Em 1978 surge no 1º EP da Factory Records, com 3 temas: "Acne", "Idiot" e "Hitler's Liver".
Durante a década de 80 intensifica a sua carreira como performer de stand-up comedy e desdobra-se pela televisão e cinema. Lança o single “It’s hard to be an egg” e o vídeo “Dowie” pela Factory. Lança ainda um álbum gravado ao vivo – “Good Grief” - numa noite no Zap Club em Brighton.
Até aos dias de hoje continua a sua carreira como escritor e comediante tendo voltado aos discos com o lançamento em 2005 de Dogman! a Comedy Musical Drama for Children .


0 comentários: